Citroën apresenta nova identidade visual



Após um intervalo de 6 anos desde a última atualização de sua identidade visual, a Citroën revelou ao mundo a sua mais recente marca. A empresa, que celebrou recentemente 103 anos de existência, reimaginou o seu logotipo original.

A icônica e técnica referência dos “Deux Chevrons” tem sido um pilar fundamental da identidade da Citroën ao longo do tempo. O novo e elegante emblema simboliza a transição e evolução da marca, e fará a sua estreia no final de setembro, adornando um veículo conceitual familiar da Citroën. Variantes deste emblema serão gradualmente incorporadas aos futuros modelos de produção e conceituais da marca a partir de meados de 2023. O proeminente e melhorado oval vertical introduzirá uma nova direção na linguagem de design, tornando-se imediatamente reconhecível como uma assinatura distintiva em todos os modelos da Citroën.

Complementando a nova identidade visual está um abrangente programa de identidade corporativa, juntamente com uma nova declaração de marca: “Nothing Moves Us Like Citroën”.

O CEO da Citroën, Vincent Cobée, expressou: “À medida que nos lançamos possivelmente no capítulo mais empolgante dos nossos 103 anos de história notável, é o momento ideal para a Citroën adotar uma nova e moderna estética. A nossa nova identidade é um símbolo elegante de progresso, à medida que movemos os nossos clientes de maneira ousada e visionária, desafiando as convenções tradicionais da indústria, e de forma emocional, assegurando que a sua experiência de mobilidade – particularmente elétrica – seja mais acessível, confortável e agradável sempre que desejarem e necessitarem. A nossa herança de inspirar os consumidores com veículos destemidos e revolucionários nos dá a força para uma abordagem diferente e mais inclusiva para a mobilidade familiar, e acreditamos firmemente que os nossos clientes do passado, presente e futuro concordarão que ‘Nothing Moves Us Like Citroën’”.

A nova identidade transcenderá o ambiente digital, abrangendo todos os elementos da identidade corporativa da empresa, desde produtos promocionais e documentação até identidades de revendedores e edifícios corporativos. A nova marca eficiente será mais amiga do ambiente e promoverá a eficiência energética, enquanto elimina o uso de cromados para favorecer a reciclagem.

Enquanto o branco cinza e calmo oferece uma base serena e fácil, duas cores distintas serão introduzidas como acentos contrastantes, aplicados em detalhes e áreas específicas. Inspirado pela rica herança de cores da Citroën que adornaram carros icônicos ao longo da história da empresa, incluindo o 2CV e o DS, o tranquilo Azul Monte Carlo retornará em breve ao portfólio de veículos, ao mesmo tempo em que cria uma paleta de identidade de marca para aplicações corporativas e de varejo. Além disso, o enérgico e marcante Vermelho Infra-Red substituirá a tonalidade atualmente utilizada, adicionando equilíbrio e contraste dinâmico em contextos físicos, impressos e digitais.

A nova declaração de marca – “Nothing Moves Us Like Citroën” – será gradualmente incorporada em comunicações e atividades corporativas e de produtos. Concebida pela equipe de design da Citroën, a nova identidade da marca Citroën foi enriquecida com a experiência do Stellantis Design Studio, a agência interna de design da Stellantis.