Cansaço, dor, cãibras musculares ou peso e inchaço nas pernas são alguns dos sintomas das pernas cansadas . Uma síndrome que entre 20 e 30% da população adulta sofre em algum momento e que aparece devido a vários fatores, como a dificuldade do retorno venoso e linfático das pernas ou um estilo de vida sedentário.

É mais frequente em mulheres, obesas, de hábitos sedentários ou que passam muito tempo em pé. Também é mais comum aparecer em pessoas com varizes nos membros inferiores e com distúrbios cardiovasculares, principalmente hipertensão e diabetes.

Prevenção e recomendações

Embora as pernas cansadas não sejam um risco à saúde, elas limitam a qualidade de vida e diminuem a atividade física realizada pela pessoa que as sofre, o que pode levar a uma piora dos sintomas e favorece o aparecimento de varizes e lesões na pele, até úlceras e outros problemas.

Os especialistas destacam algumas diretrizes para evitar a ocorrência:

Mantenha seu peso dentro dos limites normais , dependendo do seu tamanho e cor da pele. Em relação à sua dieta, evite dietas hipercalóricas e salgadas. Comer comidas sem sal melhora a circulação periférica porque impede a retenção de líquidos.

Faça exercícios aeróbicos regularmente, a piscina, o elíptico e a bicicleta sem resistência são boas opções. Além disso, exercícios no chão, como pilates e ioga , também são úteis. Entre as atividades a serem evitadas, destacamos os exercícios com pesos nas pernas .

Tente não ficar parado por muito tempo e muito menos com saltos altos. No entanto, um pouco de salto pode ser benéfico .

Não use roupas apertadas na cintura e meias com borracha marrom. Opte por meias elásticas com compressão progressiva , entre compressão normal e leve.

Coloque as pernas para cima quando estiver sentado.

Mantenha sua pressão arterial controlada .

Embora essas medidas possam ajudar a prevenir pernas cansadas, o que acontece quando essa síndrome já está presente? Existe alguma maneira de aliviar os sintomas? Se isto ocorrer  você pode tomar Flex Caps e também seguir as 6 dicas abaixo:

  • Deite-se e levante as pernas. Ao fazer isso, favorecemos a circulação dos membros.
  • Pelo menos uma vez ao dia, à noite, tome um banho frio nas pernas.
  • Procure alguém que possa fazer uma massagem , distal a proximal, com um óleo ou creme para o corpo.
  • “Existem alguns medicamentos, de utilidade controversa, chamados genericamente venotônicos, que podem ajudar.
  • Você também pode usar um diurético leve ou um analgésico como o acetaminofeno ocasionalmente.
  • Finalmente, os especialistas ressaltam que alguns preparados à base de plantas podem ser úteis.

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